Em 1985, no Colégio Nossa Senhora da Assunção, no Concelho de Anadia, surge o Coral Cluny VOX, composto por três naipes de vozes femininas.
Desde a sua criação que o seu Director Artístico é o professoe de Educação Musical, Celestino Maria Tavares Ortet, Maestro de reconhecida competência e mérito em toda a região centro.
Porém, só em 1991 o Coral toma uma forma mais consistente, contando com um grupo de 60 coralistas, recorrendo a um repertório cada vez mais abrangente. Alcança, no início da década de
90, um estatuto e nivel inigualáveis, que lhe abre portas a várias digressões nacionais e internacionais.
Na década de 90, concretizam-se, assimm vários intercâmbios, nomeadamente o Encontro de Coros da Bairrada e a digressão em França, a convite do Coral Emille Gallet, que ocorre entre Nancy, Contrexville e Mullouse. O Cluny VOX assume, desta forma, o estatuto de "verdadeira embaixada cultural".
Por sua própria iniciativa, leva a cabo, em 1999, um ciclo de Concertos, dedicados à Celebração do Jubileu 2000, intitulado "Em louvor da Trindade". É uma experiência marcante e sem precedentes, para as Dioceses de Coimbra e de Aveiro, que envolveu a participação de dois Corais, regidos pelo Maestro supracitado, o "Cluny VOX" e o "Magister", da Mealhada.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.